(11) 2985-4596 / (11) 95837-0474

FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA

Por meio de diagnóstico específico do fisioterapeuta para o tratamento das disfunções, atuamos na restauração e desenvolvimento da capacidade física e funcional do paciente. Através de técnicas que visam o movimento, com objetivo de restabelecer a função do sistema músculo esquelético como: força, amplitude de movimento, movimentos em atividades simples e diárias, equilíbrio, coordenação e percepção corporal. Utilizamos em nossos tratamentos:

CINESIOTERAPIA

Ciência que usa o movimento ou o próprio exercício, para o tratamento dos sistemas neuromusculoesquelético e circulatório.

Na recuperação de traumas ortopédicos e esportivos, a cinesioterapia tem papel essencial, devido à necessidade de readquirir perfeitamente os movimentos cotidianos e também o gestual esportivo para o retorno ser o mais breve possível. Podemos destacar ainda, que é usada não apenas na restauração e na manutenção muscular, mas também para a prevenção e tratamento das disfunções traumato-ortopédicas. Além de serem muito importantes para melhorar força, mobilidade, flexibilidade e a coordenação.

ELETROTERMOFOTOTERAPIA

UltrassomTerapêutico

Proporciona efeitos de analgesia e anti-inflamatório, um dos recursos terapêuticos mais utilizados, pois sua vibração gera uma aceleração dos processos moleculares, aliviando a dor, diminuindo a rigidez articular, aumentando a reparação dos tecidos moles e a diminuição do processo inflamatório.

Infra Vermelho (Radiação Infravermelha)

A radiação infravermelha é um agente térmico superficial usado para alívio da dor e rigidez, para aumentar a mobilidade articular e favorecer a regeneração de lesões de tecidos moles e problemas da pele (Kitchen e Partridge, 1991; Lehmann e de Lateur, 1999; Michlovitz, 1986).

TENS

Mais conhecido como “choquinho da fisio”, é na realidade um método na qual, através de uma estimulação elétrica suave, conseguimos reduzir a dor e consequente relaxamento muscular. Por possuir efeito analgésico, é indicado para o alívio da dor aguda e para o tratamento da dor crônica. Além de dores pós-operatórias, cervicais, lombares; dores de cabeça, dores articulares, artrites, bursites; dores musculares, contusões, tendinites; entre outras;

FES

Estimulação elétrica de baixa frequência, na qual possibilita a contração muscular funcional; ideal para provocar contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de alguma lesão neural; facilitando o controle motor voluntário, reduzindo temporariamente a espasticidade, facilitando o retorno venoso e linfático, entre outros.

Eletromagneto

Campo eletromagnético, que enviam sinais estimulando as células a produzir colágeno e proteínas adequados para a sua constante renovação e que contribuem para a autorregeneração das cartilagens, ossos e tecidos conjuntivos.

Laser

Emissão de luz capaz de provocar alterações físicas e biológicas. Possui efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, estimula a cicatrização. Indicado para lesões musculares, nervosas e articulares. Muito utilizado em pós-operatórios pela estimulação da cicatrização.

REABILITAÇÃO ESPORTIVA

Atende atletas profissionais, amadores e praticantes de atividades físicas, visando reabilitar/restaurar as lesões musculoesqueléticas, pré e pós cirúrgicas, promovendo o retorno à pratica esportiva de forma mais rápida e segura. Através de avaliação funcional especifica e detalhada das condições do atleta em relação a sua modalidade esportiva, promove o recrutamento e integração de grupos musculares diferentes de forma natural, idêntico aos movimentos diários; como também os movimentos do gestual esportivo.

O programa de exercícios é planejado para desafiar, ampliar e melhorar a atuação do mecanismo da organização corporal, gerando melhora da postura, melhora do equilíbrio e consequentemente da consciência corporal, na utilização natural de diversos músculos de forma simultânea. As sequências se iniciam com exercícios lentos para promover a conscientização do movimento, aliados a exercícios mais rápidos para provocar a estabilidade, chamadas respostas reflexas, inconscientes e naturais.

PILATES SOLO E APARELHOS

Pilates é um conjunto de exercícios de baixo impacto gerando menos desgaste das articulações, proporcionando resultados mais eficientes, tendo como objetivo principal a conscientização corporal, preconizando a qualidade durante a realização do exercício, e não a quantidade. Por se tratar de um método que leva em consideração a aptidão física de cada aluno, é indicado para todas as pessoas de diferentes idades; com indicações para tratamento de patologias ósseas, musculares e dores crônicas.

Possuímos espaço diferenciado em nossa Clínica para realização de Pilates, com os equipamentos reconhecidamente mais modernos e seguros do mercado, possibilitando a realização de exercícios mais eficazes, com aulas individualizadas, permitindo o foco nos objetivos de cada aluno.

Entre seus benefícios estão: melhoria da postura, aumento da flexibilidade, tonificação e fortalecimento muscular, força e estabilidade do centro do corpo, melhoria do sistema respiratório, redução do stress, revitalização do corpo e da mente, otimização da performance desportiva, conscientização corporal, aumento da autoestima, prevenção de lesões, melhoria da fibromialgia, artrose, entre tantos outros.

Em nossas sessões de pilates associamos o TRX® que através de exercícios baseados em treinamento de força, transformando o peso corporal em resistência variável apenas com mudança de posição, quando executados corretamente permitem a fluidez, a amplitude de movimentos com a redução dos riscos de contusões, podendo ser utilizados em movimentos mais bruscos e com certa velocidade e resistência, agregando melhor recuperação e condicionamento aos nossos pacientes.

TREINAMENTO FUNCIONAL

Treinamento funcional: são exercícios que levam em conta todos os movimentos naturais que o ser humano consegue realizar, conseguindo trabalhar em todos os eixos, por esse motivo, sendo a alternativa para aqueles que não querem a monotonia dos exercícios de uma academia.

Por ser considerado uma das bases do nosso organismo, o CORE (centro de força), localizado no abdome é o musculo que necessita ser fortalecido para que ocorra o recrutamento de todos os outros musculos de forma mais harmônica, levando a uma estabilização da coluna vertebral.

Para esse exercício ter total efeito, e ainda ajudar na prevenção de lesões e ganhos cardiorrespiratórios, é indispensável o acionamento dessa musculatura, por isso, na RGOL, você realiza esse exercício de forma individual e com profissionais qualificados e prontos, a fazer com que você ganhe força, aumente o equilíbrio, flexibilidade e agilidade, promovendo assim um melhor condicionamento físico.

MASSAGENS

MASSAGEM MIOFASCIAL

Técnica que promove o relaxamento muscular colocando pressão sobre os pontos mais tensionados manipulando-os com suavidade. Este tipo de massagem segue o princípio de que cada pessoa armazena o stress e a tensão em seus músculos e no tecido conjuntivo, fazendo com que eles fiquem enrijecidos e bloqueados, resultando em dor e desconforto. Com esta técnica o fisioterapeuta consegue identificar as áreas mais atingidas do corpo através de massagens e alongamentos para liberação muscular e dos tecidos, eliminando a sensação de que “os músculos estejam segurando o stress”. Geralmente este tipo de massagem proporciona um relaxamento, e sensação de bem-estar, diretamente relacionada à frequência cardíaca, pressão arterial e os níveis de cortisol (hormônio do stress, inflamações e sobrepeso).

MASSAGEM RELAXANTE

Técnica realizada através de movimentos suaves, lentos e firmes, relaxando a musculatura e proporcionando alívio das tensões e stress, promovendo a estimulação sanguínea, alivia as tensões físicas e emocionais, combate a ansiedade, insônia, irritabilidade, falta de atenção e concentração, atua no combate a dor de cabeça e elimina toxinas do organismo através dos linfonodos.

DRENAGEM LINFÁTICA

Técnica especial de massagem, com efeitos benéficos a saúde, através de pressões leves e movimentos diferentes para cada região corporal. A drenagem linfática atua com manobras que auxiliam a eliminação de toxinas por meio da urina, e dos linfonodos, reduzindo assim a retenção de líquidos e acarretando em uma maior oxigenação da pele que auxilia na normalização das taxas hormonais devido ao trabalho da circulação sanguínea; proporcionando bem-estar e relaxamento. É importante alertar que o método não é doloroso e tampouco deixa hematomas na pele.

EXERCÍCIOS FUNCIONAIS DE 3ª IDADE

Nosso espaço preparado para Exercícios Funcionais para 3ª Idade com base nos conceitos da neurociência, e em nossa experiência profissional, atuando com soluções assertivas a cada necessidade individual. Seja ela com idosos saudáveis, que buscam alguma forma de atividade física, ou portadores de alguma patologia degradantes do envelhecimento cognitivo.

A busca pela promoção da autonomia e independência do idoso é tarefa árdua e desgastante, pois estes passam a apresentar vários tipos de dificuldades em realizar tarefas que outrora eram de cunho pessoal e desenvolvido de maneira autônoma pelo idoso. Sendo fundamental para essa reabilitação e para o atendimento às necessidades cotidianas do idoso fragilizado, principalmente nos cuidados à saúde, o bem-estar, a segurança, o conforto e, ainda, respeito e incentivo ao estímulo, à autonomia e independência; bem como interação com a equipe terapêutica.

Oferecemos jogos, com propostas desafiadoras individuais e coletivas, de modo a estimular a concentração, a rotina, a disciplina, a estratégia, o raciocínio e atenção, entre outros; e que permitam que sejam executáveis com satisfação e grau de esforço pertinentes aos desafios impostos pelo envelhecimento.

Trabalhamos com a realização dos exercícios e dinâmicas funcionais, que são compostos por duplas tarefas, com gradual melhora da musculatura e equilíbrio motor conseguidos por meio da realização dos treinos; e aliado aos exercícios cognitivos que visam o trabalho com a aptidões cognitivas, com o objetivo voltado para melhoria de competências como: orientação, retenção, atenção, linguagem e habilidade construtiva.

Modelo que comprovadamente apresenta uma significativa desenvoltura e segurança dos idosos para a realização de tarefas cotidianas, ocorrendo certa independência, minimizando o tempo em relação aos cuidados, facilitando as tarefas de “cuidar”. Proporcionando um envelhecimento ativo, com atividades prazerosas e minimizando os efeitos incapacitantes do envelhecimento.

TRATAMENTO DE SAÚDE INTEGRADO

Aliando as propostas da OMS através de conhecimento científico e a nossa experiência em tratamentos de fisioterapia, entendemos a saúde mais do que a ausência da doença, ser saudável engloba bem-estar e qualidade de vida com o foco na pessoa para prevenção e melhor controle das doenças e dores, através de tratamentos de excelência, realizamos tratamentos de saúde integral em fisioterapia.

A compreensão do paciente como um todo é um fator determinante para o tratamento de sua saúde, desde o primeiro contato, bem como o acompanhamento da continuidade de seu tratamento.

Nosso modelo de atendimento é cuidador; centrado no paciente, através de abordagens empáticas na busca de um vínculo com olhar integral que proporcione um equilíbrio, uma harmonização dos sistemas envolvidos, considerando outros aspectos, subjetivos e outras dimensões embutidas no processo da dor, da doença e do sofrimento.

Aprimorando esse conceito, com a certeza de que a prática dos atendimentos fisioterápicos, jamais poderá ser padronizada e mecanicista; e sem alterar nossos padrões de atendimentos individualizados e humanizados, buscamos um modelo de atendimento híbrido gerando um valor agregado que contemple sessões de fisioterapia conforme a patologia apresentada, e que permitam a associação de outras técnicas disponíveis aqui na clínica, conforme ocorra sua evolução poderá transitar entre tratamento fisioterapêutico, condicionamento físico, pilates, alongamentos e massagens na busca de um tratamento integral para além da melhora da dor e movimentação do paciente, contemplando a melhora efetiva da qualidade de vida com impacto positivo na satisfação do paciente.

TRATAMENTO DE SAÚDE GESTACIONAL

Apesar de ainda pouco disseminada dentro da obstetrícia, a fisioterapia vem oferecendo benefícios significativos para as futuras mamães, durante a gestação, no parto, pós-parto e durante as semanas seguintes ao nascimento do bebê.

O fisioterapeuta conhece a biomecânica dos movimentos, possui olhar treinado para ajudar caso surja algum entrave, além de conhecimento para mostrar as gestantes que é possível fazer certos movimentos facilitadores do processo. Profissional especializado e capacitado a oferecer recursos para minimizar e aliviar os sintomas, que permitam lidar com desconfortos, dores e cansaços comuns durante os meses de gestação.

Ocorrem inúmeras alterações no corpo da mulher durante a gestação, no parto, e na amamentação, que envolvem o movimento e o equilíbrio devido a alteração no eixo corporal; a circulação, devido a compressão pelo peso do útero sobre os vasos sanguíneos, distensão do assoalho pélvico e as funções urinárias, entre outros.

O programa de saúde gestacional integrada é uma opção que estamos oferecendo para as futuras mamães a partir do terceiro mês de gravidez, com a autorização médica, por meio de acompanhamento individual para a realização de pilates, drenagem linfática, uso de botas de compressão e no pós-parto para o retorno de suas atividades diárias; através de exercícios para fortalecimentos e alongamentos, sessões de acupuntura, aplicação de bandagem funcional e massagens. Bem como após o nascimento a preparação e acompanhamento para o aleitamento e a prevenção de fissuras mamarias com uso de laserterapia, de modo a facilitar a amamentação de forma a ser indolor e continua.

Cadastre-se para receber nossas dicas de fisioterapia