(11) 2985-4596 / (11) 95837 - 0474

Entrevista exclusiva para a webradio francesa Ville Lumière

1- você poderia descrever o seu curso para chegar a essa posição?

Iniciei a faculdade de fisioterapia no sul do Brasil, em 2005, na Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, local onde permaneci por pouco mais de 1 ano. Após mudar de estado, em 2006, em Brasília, continuei a faculdade no CEUB por mais 3 anos. Após uma nova mudança, agora para o RJ, fui para a Universidade Estacio de Sá, onde tive a oportunidade de atuar ao lado do grande jogador Zico, durante a realização da Copa da amizade, evento esse realizado em seu centro de futebol, CFZ em 2010, mesmo ano que conclui a universidade.
Em 2011, morando em SP, iniciei a pos graduação em Fisio traumato ortopedica na Universidade Gama Filho em SP, em 2011 até 2012, em setembro, enquanto trabalhei no Clube Esperia, clube esse onde fomos campeões interclubes no mesmo ano, além de trabalhar com atendimentos de Quick masaje, blitz postural, ergonomia e ginástica Laboral aos colaboradores de empresas como Terra Tech e Microsoft.
Em outubro de 2012, Surgiu a oportunidade de realizar o Máster no Real Madrid Club de Futbol com a parceria da Universidad Europea de Madrid, 2012-2013, onde pude lidar com todos os profissionais do clube, dentre médicos, Fisioterapeutas, jogadores, diretos e seu presidente, o senhor, Florentino Perez.
Ao término do curso, regressei ao Brasil, onde voltei a trabalhar com atendimento  ao público, além de voltar a trabalhar tanto no clube esperia e nas empresas Microsoft e TT.
E em outubro de 2014, fundei  a clínica de Fisioterapia RGOL, local onde trouxe e adaptri a experiência adquirida durante os anos, realizamos atendimentos a marstonistas, atletas de volei, tenis, futebol, entre outros, fazendo o acompanhamento até a volta ao gestual  esportivo e também  a realização de prevenção de lesões através da aplicação de exercícios e protocolos como o Fifa 11+.

2- por ter escolhido esse posto?

O clube Real Madrid Club.F. é reconhecidamente um dos maiores clubes do mundo, onde todos querem passar, ver, tocar, fazer parte da história. Eu não sou diferente, sempre sonhei em conhecer o clube, e para minha surpresa, o Real me proporcionou muito mais que isso, conhecer a estrutura, o funcionamento, o dia apos dia, os jogadores e toda a comissão técnica, e tudo isso através do mais importante, o estudo, o Máster en Fisioterapia Deportiva, em parceria do Real Madrid com a Universidad Europea de Madrid, onde as aulas teóricas eram realizadas no campus localizado em villaviciosa de odon, e as práticas realizadas na Ciudad Deportiva.

3- qual o trabalho e as funções desta posição?

A fisioterapia e a ciência que estuda, diagnóstica, previne e recupera distúrbios do movimento, patologias geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. Com objetivo de preservar, manter, desenvolver e/ou restaurar ( reabilitar) a integridade de órgãos, sistemas e funções.
Em clubes, o fisioterapeuta esportivo, atua na prevenção e na recuperação das lesões ocasionadas devido a prática esportiva, fazendo com que o atleta volte o mais rápido possível a prática esportiva/ atividade física realizada, além de acompanha lo durante as competições.
No Real Madri, por ser um curso, realizavamos as aulas teóricas no campus da UEM em Villaviciosa de Odon e as práticas na Ciudad Deportiva, em Valdebebas, onde podíamos observar e acompanhar os profissionais da primeira equipe, junto com os Fisios. Já os atletas das categorias subsequente teste como os do Castilla, Real Madrid B e Real Madrid C, podíamos trata los, desde de um tratamento mais simples como uma bandagem até tratamentos que necessitem maiores cuidados e tempo.

4- quais são as qualidades necessárias para este posto?

Em termos burocráticos, é preciso ser formado em Fisioterapia, ter feito cursos na área de traumatologia, ortopedia e desportiva e assistir jogos, partidas, torneios e campeonatos com olhos mais técnicos, para verificar através da forma de uma caída, um encontrão, uma torção entre outros, se ocorreu ou não alguma lesão e já iniciar o seu tratamento dentro de campo mesmo.
Já em termos não burocráticos, é preciso gostar de ajudar as pessoas, ter paciência, gostar de esportes,  estudar bastante e dedicar se a profissão estando preparado para ajudar o atleta no que necessitar.

5- como você vê a formação daqui a 10 anos?

A Fisioterapia é uma profissão relativamente nova, sendo regulamentada em 13 de outubro de 1969, no Brasil, portanto, ainda existe muita coisa a se descobrir e fundamentar. Hoje cada vez mais a vertente de estudos baseados em evidência tem aumentado, e com isso a nossa efetividade, acredito que daqui a 10 anos, a profissão terá ainda mais comprovações científicas, mais avanços tecnológicos,  torço muito para que seja ainda  mais requisitada e ainda mais reconhecida como uma profissão de necessidade básica para todos, atletas ou n.

6- o que fascina você no seu trabalho e o que menos agrada?

o que mais gosto da minha profissão é ajudar, é ver ao final de uma sessão ou ainda de um tratamento, a expressão de felicidade, e por consequência a sensação de dever cumprido.

E o que menos me agrada, é que ainda, para algumas pessoas e ou até profissões, nem imaginam o que fazemos ou se quer sabem que existimos e por isso, não nos reconhecem com a devida atenção que a Fisioterapia precisa.

7-se vc tivesse que dar um conselho aos jovens que desejam se formar dessa maneira

Antes de tudo, façam aquilo que mais gostem, que sintam se bem realizando, pois, como Confucio disse,” trabalhe naquilo que amas e não terás que trabalhar nenhum dia”

A fisioterapia é uma ótima profissão, acredito que será uma das profissões do futuro, por isso, estude, estude muito e se aprimore, pois não existe nada mais gratificante do que ver aquele atleta voltando a praticar seu esporte, aquele paciente voltando a realizar sua atividade diária sem dor ou ainda dar condições minimas/básicas de vida.

8- o que vc acha do Paris tanto no masculino quanto no feminino

Acompanho a historia do clube principalmente depois que o Leonardo assumiu como treinador e posteriormente como um dos diretotes do Clube.
o PSG é reconhecidamente um dos melhores da Europa, com muita tradição e imagino que isso será demonstrado em campo. o masculino Possui jogadores de altíssimo nível como Catâni, Ibrahimovic e claro, como bom patriota que sou, torço muito para a legião de brasileiros, Isso tanto no masculino quanto no feminino, visto que em ambos, temos jogadores brasileiros, inclusive no feminio a cristiane marcou no fim do jogo e ajudou a equipe passar para as semifinais da Champions, classificação histórica…. Já os homens têm uma situação um pouco mais difícil, uma vez que temos grandes clubes disputando as quartas de final, porém creio que terão grandes êxitos nas próximas partidas, principalmente contra o City, estarei acompanhando daqui do Brasil.
o que não vi, no elenco atual, é um brasileiro na comissão técnica…mas quem sabe depois dessa entrevista, possa existir um futuramente?! (risos)

9- vc acha que o psg irá ganhar ( de novo) a champion?

Acho que tem tudo para vencer, possui no atual elenco jogadores de altíssimo nível, jogadores estrangeiros que atuam em seleção em seus países de origem.
Será uma árdua tarefa, na qual creio que será um feito que poderá ser alcançado.