(11) 2985-4596 / (11) 95837 - 0474

Venha conhecer o mais novo tratamento que a RGOL lhe oferece: Drenagem Linfática

Para entender melhor como essa massagem funciona, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema: O sistema linfático trabalha como uma circulação, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismos, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas.

A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios. Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo.Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada, os principais pontos são: virilha, axila, região poplíteos e renais.

O Linfedema, pode ser definido como um inchaço crônico devido à deficiência da drenagem natural que ocorre no sistema linfático, e com o acúmulo anormal de fluído rico em proteína no espaço intersticial, resultando em desconforto, dores, aumento do risco de infecções, diminuição da amplitude de movimento, alterações da sensibilidade entre outros.

É reconhecida como uma técnica especial de massagem, com efeitos benéficos a saúde, dentre eles destacamos a eliminação de toxinas; permitir maior oxigenação da pele; auxiliar na normalização das taxas hormonais devido ao trabalho da circulação sanguínea; proporcionar bem estar e relaxamento. Por eliminar as toxinas e nutrir os tecidos, possui ação anti-inflamatória melhorando a defesa do organismo e fazendo com que o período de recuperação pós-operatório seja mais rápido.

O sistema linfático, coleta os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para circulação sanguínea. Desta maneira, através de pressões leves e movimentos diferentes para cada região corporal, a drenagem atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los, onde serão eliminados através da urina. É importante frisar que o método não é doloroso e tampouco deixa hematomas (roxos na pele). Por ser uma fase caracterizada pelo grande acúmulo de líquidos necessários para o desenvolvimento do feto, durante a gravidez, é normal ocorrer retenção de líquidos, o corpo da mãe pode aumentar seu volume sanguíneo em até 50%, o que leva a um transbordamento dentro dos capilares, resultando em inchaço.

Quando isso ocorre em grande quantidade, o organismo não consegue dar conta sozinho, podendo em alguns casos levar a uma irritação causada pela intoxicação. Por isso, esse método é muito indicado, desde que tenha prescrição médica para tal e que a drenagem seja realizada por um Fisioterapeuta. Uma das grandes discussões sobre a drenagem, é em relação ao emagrecimento, a técnica reduz a retenção de líquidos nas áreas do corpo, consequentemente reduz as medidas por diminuir “inchaços”; porém, por ser realizada na derme, localizada nas camadas mais superficiais da pele, entre a epiderme e o tecido subcutâneo, não trabalha com as células de gordura que estão localizadas nas camadas mais profundas e portanto não elimina gordura.

Outra grande procura da técnica é para a eliminação da celulite, em relação a isso, a drenagem ajuda e muito, principalmente se o tratamento for realizado assim que constatado e sem dúvida, a realização periódica da massagem, previne futuras formações, uma vez que ao eliminar o liquido em excesso, volta a oxigenação normal do tecido, evitando o endurecimento e por consequência os nódulos da celulite. Apesar de todas as vantagens, a drenagem não pode ser realizada em pessoas que possuem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada, assim como pessoas com alguma infecção, uma vez que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.

Em relação às grávidas, existe apenas uma restrição, até os três meses de gestação; após esse período, podem realizar, desde que seja prescrito por um médico. Segundo estudos da Universidade de Fortaleza, a drenagem, realizada pelo Fisioterapeuta, de forma manual, é mais eficiente, uma vez que são toques suaves, de forma relaxante, não ocasionando dores nem hematomas. Com o final da férias e retorno as atividades cotidianas, venha conhecer e revigorar-se com este mais novo tratamento que a Clínica de Fisioterapia RGOL lhe oferece; técnica realizada por Fisioterapeuta, que após avaliação, direcionando o tratamento, realizando – o de forma objetiva, atendendo as necessidades individuais de cada paciente. Venha conhecer nosso espaço, ou ligue e agende sua avaliação com a nossa Fisioterapeuta. Aguardamos sua visita!